• rabane
  • tribe
  • Scent
  • Dez Scent 2
  • Dez Scent 3
  • Scentss1
  • Scentss2
  • New Scent 2
  • New Scent 3
  • New Scent 4
  • Drive Namorados Banner
  • Banner1
  • Banner2
  • Banner4

Ana Paula Torquetti - Biografia ELAS

Livro-base22

 Quem vê cara, não vê personalidade e nem coração…humilde! É assim que quem vê Ana Paula Torquetti, a jornalista atuando no vídeo, não imagina todas as características que carrega. Filha de pais músicos, desde pequena Ana Paula sempre foi ligada às artes; além de jornalista, é apresentadora, atriz de musical e cantora em uma banda. Com 17 anos de experiência em televisão, construiu sua carreira nas principais emissoras de TV do Vale do Paraíba e região.

Começou como estagiária na Rede Vanguarda, aos 20 anos de idade. Além de atuar na produção e edição de jornalismo, trabalhou no Site VNews (atual G1), fez dublagem de uma tartaruga (mascote do programa de meio ambiente "Planeta Vanguarda"), apresentou quadros de serviços e o telejornal da manhã. Dos treze anos em que esteve na emissora, oito deles foram dedicados ao Núcleo de Programas de Entretenimento, fazendo reportagem e apresentação da "Agenda Cultural" e do "Madrugada Vanguarda". Nesta revista eletrônica, Ana tinha quadros de comportamento, gastronomia e entrevistas de perfil. Na época teve a oportunidade de estar com muitos cantores e atores de cinema e televisão como Sandy, Daniel, Tony Ramos, Lima Duarte, Tarcísio Meira, Antônio Fagundes, Gloria Pires e Renato Aragão (este, no Criança Esperança, em 2018).
Para ela, ser jornalista é algo incrível, é viver experiências extremas, é poder se comunicar com personalidades e pessoas de cargos importantes e, da mesma forma, conhecer a história da "Dona Maria" que está reclamando do buraco na rua dela. Segundo ela, nesses anos aprendeu que quanto mais simples for a comunicação, mais pessoas você atinge. "Temos sempre que trazer algo novo e isso exercita nossa criatividade também. É um aprendizado diário."
A profissão também lhe trouxe momentos surpreendentes, como em 2015, quando Ana foi surpreendida por um fã que fez uma tatuagem do rosto dela nas costas. Um misto de sensações: reconhecimento, carinho, valorização, medo e preocupação. A situação gerou em Ana uma reflexão importante, que vai além da vida profissional: "Até que ponto eu passo a fazer parte da vida de quem me assiste? Eu já tinha esse compromisso comigo mesma, mas depois desse episódio me senti ainda mais responsável por tudo que envolvia minha imagem e meu nome. A gente não faz mesmo ideia do quanto podemos influenciar na vida do outro".
Foi então que, aos 34 anos, aconteceu a primeira grande mudança na vida de Ana. Ela estava com emprego estabilizado há 13 anos, tinha um programa na casa, mas não via muito mais perspectivas de crescimento na empresa. Já tentava negociar melhorias há algum tempo, quando recebeu o convite de outra emissora que estava para inaugurar sua nova estrutura na cidade. O convite era para Ana ser âncora do jornal diário da manhã na RecordTV Vale, em São José dos Campos.
Uma decisão difícil na vida de Ana, que não estava acostumada com mudanças. Ela era aquela pessoa que estudou na mesma escola e morou na mesma casa a vida inteira, nunca tinha mudado de emprego e nem tido uma outra experiência profissional. Ela trocaria a emissora líder de audiência pela concorrente? Sairia do entretenimento para se dedicar ao jornalismo diário, com mudanças de horário de trabalho, entrando às 5h da manhã? E até ajustar toda rotina pessoal de compromissos, sono e alimentação? Começaria do zero, com uma nova equipe de trabalho. Muitos desafios de uma só vez. "O novo assusta. Muito! Confesso que por alguns dias o medo e a insegurança me dominaram e, chorando, ao mesmo tempo que agradecia a oportunidade pedia orientação e sabedoria divinas para que Deus me mostrasse o melhor caminho."
Em seu novo emprego, Ana participou da gravação do programa "Canta Comigo", na época apresentado por Gugu Liberato. Era uma edição especial pelos 65 anos da RecordTv. Ela foi jurada dos cantores, ao lado de Xuxa, Sabrina Sato, Rodrigo Faro, Ticiane Pinheiro e todo elenco nacional da emissora. Em São José dos Campos (RecordTV Vale), foi âncora do jornal matinal "Direto da Redação" e do programa de entrevistas "Visita na Record". Nas ruas fez reportagens e diversas entradas ao vivo para o telejornal do estado de SP e o nacional também. Foi uma fase de muito exercício de memória e concentração com a vivência do "fazer ao vivo".
Intimamente mesmo adaptada ao jornalismo diário, Ana sentia falta do entretenimento, segmento que a acompanhou por muitos anos. Dois anos depois veio a segunda maior mudança da vida dela: uma demissão inesperada durante uma pandemia. Deixar de ser CLT e começar a trabalhar por conta própria. Sem um salário fixo, sem benefícios. Agora tudo só dependeria dela.
Ana nunca teve um perfil empreendedor, mas mesmo assim parece que tudo o que ela tinha passado com aquela primeira mudança de emprego serviu como aprendizado pra agora. No fundo do coração, Ana sentia que aquela nova transição tinha um propósito. Saiu de portas abertas, grata por todo aprendizado e relações adquiridas, segura do que tinha construído ao longo dos anos. Com uma reserva financeira e um sorriso no rosto, partiu para as redes sociais.
Durante a pandemia da Covid-19, todos buscavam uma adaptação online. Ana, então, juntou a vontade e o talento com a experiência e a credibilidade conquistadas e passou a apresentar lives de shows, representar marcas através de vídeos comerciais e institucionais, entre outros. Uma fase de muito aprendizado na prática, já que até então os contratos com as emissoras de tv restringiam seu desenvolvimento comercial, apesar dos convites recebidos. Mas tudo se encaixou e acabou abrindo mais um universo de novas oportunidades, inclusive financeiras. Em 2021, criou o próprio programa de entretenimento, que começou apenas como canal no YouTube e depois, a convite da TV Thathi SBT, passou a ser exibido na televisão; mais uma conquista que enche Ana Paula de orgulho! Hoje todas as redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube) somam mais de 55 mil seguidores.
Foi durante a pandemia também que Ana decidiu sair da casa dos pais para morar com o namorado. Entre todas as mudanças, até que essa foi a mais tranquila (risos). "Tenho um super parceiro ao meu lado, que anda junto comigo, que acredita no meu potencial e tem os mesmos objetivos de vida, uma relação de muito respeito, carinho, honestidade e lealdade. Sinto que juntos somos mais completos e mais felizes."
Gentil, humana e humilde, Ana acha difícil falar de si, mas reconhece o esforço que faz para sempre acreditar no ser humano que há no próximo. "Com a calma que vem de Deus e a sabedoria transmitida por meus pais, pretendo ir cada vez mais longe nessa caminhada. E ter mais sonhos realizados, como o de ser mãe."

  • Espacoverde