By Leandro Peloggia on Quarta, 17 Fevereiro 2021
Category: Revista Moda e Beleza Vale

As cores do ano 2021: conheça o Ultimate Grey & Illuminating

Definitivamente, a Pantone Color Institute, lançou as novas cores de 2021 e eu gostei demais!!!!

Todo ano aguardamos esse lançamento da cor que fará tendências para casamentos para o próximo ano. Apesar deste ano de desafios, o anúncio da cor Pantone do ano sempre nos traz esperança de um ano diferente e melhor (que assim seja), com muitas novidades e novas possibilidades para explorar.

"Esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança", comenta Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

A escolha da Pantone para 2020, o Classic Blue, representaria estabilidade, constância e conexão. Algumas das outras cores eleitas nos últimos anos incluem Living Coral, Ultra Violet e Greenery.

Depois de um 2020 tão incerto e sem muitas "perspectivas", precisávamos nos sentir fortes, corajosos e muito inspirados, isso é imprescindível para o ser humano, este espírito de vontade em querer o melhor e vibrar positivamente!

"Nenhuma cor sozinha conseguia passar o significado do momento", disse Laurie Pressman.

Estas cores supostamente simbolizam a luz no fim do túnel, Cinza serve como uma boa base para outras cores, pois não atrai a atenção para si, permitindo que as outras cores tenham destaque. Já a cor Amarela está diretamente relacionada ao sol; por isso mesmo, é uma cor que evoca sentimentos de alegria, felicidade, otimismo e calor.

Duas cores independentes mostram que elementos muito diferentes podem se unir para se apoiar, esta é a melhor forma de compreender a dupla da Cor do Ano Pantone 2021.

As cores de 2021 serão um par distinto, mas complementares, justamente pela importância de cada uma delas. Esta é a primeira vez que uma tonalidade acromática (cinza) foi selecionada, e a segunda vez que duas cores foram escolhidas.

De acordo com a Pantone, Illuminating está associado a otimismo e vivacidade, enquanto Ultimate Grey encoraja "sentimentos de compostura, estabilidade e resiliência".

Leatrice Eiseman, diz: "Se pensarmos nisso em termos de natureza, é a cor dos seixos da praia, das rochas e pedras que existem há milhões de anos e não vão desaparecer tão cedo. Cinza denota fortaleza; algo em que você pode se apegar e que sempre estará lá para você".

Sobre o Illuminating, Leatrice diz que "Para a maioria das pessoas, desde pequenos, o amarelo significa esperança, positividade e algo pelo qual ansiar. Sempre oferece aquele sentimento edificante de esperança, que é tão essencial para o espírito humano – os céus se abrindo para um belo dia ensolarado".

E ainda continua Leatrice Eiseman: "A seleção de duas cores independentes destaca como diferentes elementos que se unem para expressar uma mensagem de força e esperança que é duradoura e edificante, transmitindo a ideia de que não se trata de uma cor ou de uma pessoa, mas de mais de uma. A união de um cinza definitivo duradouro com a iluminação amarela vibrante expressa uma mensagem de positividade apoiada pela fortaleza. Prática e sólida, mas ao mesmo tempo acolhedora e otimista, esta é uma combinação de cores que nos dá resiliência e esperança".

Estas duas cores são independentes e complementares, não necessariamente para serem usadas juntas em um só objeto ou peça. O seu convite de casamento não precisa ser cinza e amarelo. Não é para ser literal na interpretação.

O próprio site da Pantone faz a citação:

"Incentivando nossa motivação, a união de PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating aponta para a necessidade inata de querer ser visível, de ser visto e de ser reconhecido, de ter nossas vozes ouvidas. Uma composição de cores cujos laços entre o insight, inovação e intuição, com respeito pela sabedoria, experiência e inteligência, inspiram a regeneração, nos forçando na direção de novas formas de pensar e novos conceitos".

O que vai deixar esta combinação atual é usar as duas cores em elementos diferentes, e abusar das nuances de cada um para complementar o todo.

Minha ideia vai de elementos desde a prataria das peças usadas, os amarelos em geral serão as mantas para os sofás, almofadas ou toalhas em tons de amarelo, assim como limões sicilianos e flores (mimosas, tulipas, rosas, astromélias, lírios, gérberas, etc.) usadas para comporem a decoração. O vestido branco recebe um complemento com um belo buquê de noiva em tons amarelos, ocre, mostarda e alaranjados combinando com o terno cinza claro do noivo. O verde das folhagens complementa este duo de forma bastante elegante.

E aí, pensou em adequar essa nova tendência ao seu evento?!