• rabane
  • tribe
  • Scent
  • Dez Scent 2
  • Dez Scent 3
  • Scentss1
  • Scentss2
  • New Scent 2
  • New Scent 3
  • New Scent 4
  • Drive Namorados Banner
  • Banner1
  • Banner2
  • Banner4

Luciana Obeid - Biografia ELAS

Livro-base20
Não é possível começar a contar a história da Dra. Luciana Obeid sem falar de uma grande mulher que sempre estará por trás de toda a sua trajetória: sua mãe. Luciana destaca que se não fosse por ela, pelas suas renúncias e esforços sem medida, hoje não estaria contando como é realizar todos os seus sonhos, exceto o de ter a mãe ao lado para vivenciarem cada passo juntas.
Dra. Luciana lembra que sempre quis ser médica. Adorava ir ao pediatra, ao hospital, o cheiro de éter, pensava em ajudar quem precisasse de sua entrega, nunca se imaginando em outra profissão. Esse não era um caminho fácil, ou óbvio, afinal na família ninguém era médico, sequer alguém havia feito faculdade.
Porém, sua mãe sempre acreditou que ela poderia. Mãe que cuidava da biblioteca da primeira escola na qual estudou para que Luciana pudesse contar com bolsa. Ela ainda chegava além; nos meses de mais dificuldades, as duas andavam 12 quilômetros por dia para ir e voltar da escola, pois não tinham o dinheiro da condução. "Eu via a luta dela para me manter nas melhores escolas e aquilo me incentivava a ser boa aluna e boa filha, ela não merecia menos. Sempre fez muito por mim, como eu poderia ser diferente?"
A família passou por diversas dificuldades. Eram quatro mulheres em casa (Luciana, sua mãe, sua avó e uma tia, que tinha necessidades especiais). Elas sempre foram unidas, cuidando umas das outras, e encarando os problemas emocionais e financeiros juntas - parte deles na época em que Luciana estava prestando vestibular de medicina. Nesse processo de ingresso no ensino superior, conseguiu aprovação na Faculdade de Medicina de Volta Redonda, em 2001. Sua mãe e avó continuaram se esforçando muito e Luciana foi morar longe de casa para estudar, contando com bolsa de estudos.
"Todas trabalhávamos. Eu trabalhava desde o primeiro ano da faculdade, que era em período integral. Trabalhava à noite, estudava de dia. No oitavo período, eram tantas contas acumuladas que contei até com vaquinha de grandes amigos para me ajudar".
Os amigos são um outro capítulo nessa história. Filha única, teve a sorte de encontrar pessoas que ela chama de "irmãos de alma". Tantas histórias de companheirismo nos momentos de diversão, mas também de dificuldades. Os amigos fizeram muito por Luciana e fazem até hoje: bons conselhos e apoio incondicional sempre.
Depois de todos os percalços conseguiu, em dezembro de 2006, se formar em medicina. "Até hoje lembro do brilho nos olhares da minha mãe e minha avó, e da minha felicidade". Luciana também sabia que, a partir dali, teria muita responsabilidade, e nunca fugiria dela, iniciando sua jornada profissional com muito trabalho - ela tinha dívidas para pagar, precisava ajudar a família. Porém, com disposição, trabalhava o quanto fosse preciso. Virava dias e noites no plantão, inclusive no Natal, Carnaval, fins de semana…Sem problemas, estava feliz e realizada.
Após dois anos iniciou a primeira especialização, em dermatologia. No mesmo mês, um momento marcante e triste: sua mãe infartou em casa e morreu. Começava ali o maior desafio da vida de Luciana. "Eram tantos questionamentos. Por que eu não estava com ela? Por que o cardiologista não viu nada no exame? Por que agora que poderia dar uma vida tranquila e confortável para minha mãe, ela não estava mais aqui? Perguntas sem respostas".
Ela se via sozinha, sem a mãe, precisando trabalhar e cuidar da avó, que naquele momento havia desenvolvido Alzheimer, e da tia com necessidades especiais. Dra. Luciana recorda que foi um período difícil e doloroso, mas um pensamento não saía de sua cabeça: sua mãe renunciou tantas coisas por sua felicidade, então entendia não ter o direito de ser infeliz. "Precisava continuar meu caminho pra ser quem minha mãe se esforçou tanto pra que eu fosse: uma pessoa feliz, honesta, trabalhadora e que cuidasse do próximo."
Dra Luciana passou por altos e baixos, mas concluiu sua especialização e continuou em frente, com várias ideias na cabeça e a certeza de que um dia colocaria todas em prática. Em 2016, conheceu seu marido, "um ser de luz, repleto de amor, bondade e com uma mente brilhante", como define ela. O amor entre os dois preencheu a vida de Luciana, que sempre acreditou nos planos de Deus. "Juntos somos mais felizes, mais completos, e estamos realizando todos os nossos projetos de vida". Luciana acredita ter sido contagiada pela veia empreendedora do marido, iniciando assim sua jornada como empresária. Hoje, além da Clínica Luciana Obeid - Dermatologia e Medicina Capilar, têm negócios nos ramos de movelaria e cosméticos.
Ela reforça que ama ser médica, mas também adora atuar como empresária e ser desafiada com empreendimentos que não são de sua área de formação. Seu próximo projeto, já em andamento, é uma ONG para atendimento médico gratuito e inclusão social através de ensino profissionalizante. "Com certeza a ONG será o projeto mais desafiador e gratificante da minha vida. E não vou parar por aí".

  • Espacoverde