RAFAEL BAPTISTA

IMG_9980-copiarbbbbb---Copia
RELACIONAMENTO E NETWORK EM PROL DE BONS NEGÓCIOS

Rafael Baptista não acredita em coincidências, mas em "Jesuscidência". Para ele, leitor da Bíblia, devemos usar nossos dons e talentos para que, através da nossa vida, possamos ajudar o maior número de pessoas. Quem pratica o bem, colhe o bem. E é com esse pensamento que ele se dedica há mais de 15 anos à arte das vendas, hoje como Diretor Comercial e de Novos Negócios de um grande grupo de Gramado (RS).
Natural de Maringá (PR), Rafael é o caçula de uma família composta ainda por Fernando Baptista, o primogênito, e Leandro Baptista, o irmão do meio. Faixa preta no judô, esporte que praticou dos cinco aos 20 anos de idade, ele achava que sua vida seria para sempre atrelada à arte marcial japonesa. Chegou a conquistar títulos estaduais e nacionais em competições, até ser diagnosticado com problemas na coluna.
Na busca por um novo projeto de vida, voltou-se para um dom que tem desde criança: lidar com pessoas. "Meus pais, Aparecido José Dias Baptista e Marinalda Alves Baptista, comentavam sobre minha facilidade em juntar pessoas. Na minha infância e adolescência, estava sempre rodeado de amigos. E, por causa da minha facilidade com comunicação e construção de amizades, acabei trabalhando com o público de forma direta e indireta", conta ele, que passou por banco, centros de ensino e, por fim, investiu no setor de eventos temáticos. Na universidade, cursou Administração de Empresas, Gestão Comercial e fez especializações voltadas à área comercial.
Uma das passagens mais interessantes, que revela a força da "Jesuscidência" em sua vida, começa em 2012, quando Rafael morava em Suzano (SP). Na ocasião, ele conheceu um empresário chamado Paulo Uemura, proprietário do Parque Aquático Magic City. O novo amigo constantemente o convidava a mudar de carreira, deixando de lado o segmento educacional, onde atuou até recentemente, para trabalhar com ele no parque. Proposta sempre recusada.
Em 2017, já na cidade de Osório (RS), Rafael atuava como Diretor Comercial Nacional da Rede Cenecista de Educação. Sua equipe era composta por diversos supervisores, que atuavam em mais de 120 unidades espalhadas em 18 estados do Brasil. "Então, em 2018, um dos supervisores, que tinha em sua carteira a unidade da CNEC de Gramado (RS), a meu pedido, passou a dar atenção a uma outra unidade que tínhamos em Sinop (MT). No entanto, coincidiu dele ter agenda em Sinop no mesmo dia em que havia uma reunião programada em Gramado. Visto a importância de ambas apresentações, optei por eu mesmo comparecer nesta última reunião", explica.
A apresentação de Rafael foi realizada no Snowland, à época, único parque indoor de neve do Brasil. Após esta reunião, o então diretor deste parque, Paulo Mentone, o desafiou a sugerir um novo produto para o parque, um produto educacional. "Apresentei uma ideia que acabou atendendo a expectativa do grupo. E, durante o período de negociação, descobri que Mentone era Diretor Geral do Magic City, do amigo Uemura. Foi naquele momento que vi: era hora de fazer a transição de carreira que tanto protelei".
Rafael está, neste momento, saindo da área de educação e indo para turismo, assumindo a área comercial do Parque Snowland (Parque de Neve) e Acquamotion (Parque de Águas).
"Sempre olho para essa passagem da minha vida com muita alegria. Primeiro pela 'Jesuscidência' do fato, segundo porque me remete à máxima: 'Quer vender mais? Pare de vender e comece a ajudar pessoas'. Neste caso, foi ajudando um grupo com um projeto inédito, que as portas se abriram para mim", disse o profissional.
Tal como na infância, hoje Rafael agrega amigos, aliados comerciais de todas as regiões do Brasil e muitos do exterior. E, por meio dessas alianças, gera milhares de outros negócios diretos e indiretos que beneficiam o grupo que representa. "Meu bem profissional mais valioso é o network criado. Levo como norte para a minha vida uma passagem da bíblia que diz que devemos ser árvores frutíferas, sal e luz nessa terra. Assim, estou sempre aberto a ouvir, participar, conectar e promover negócios", finaliza Rafael Baptista.

@rafaelbaptista



  • Espacoverde