• rabane
  • tribe
  • Scent
  • Dez Scent 2
  • Dez Scent 3
  • Scentss1
  • Scentss2
  • New Scent 2
  • New Scent 3
  • New Scent 4
  • Drive Namorados Banner
  • Banner1
  • Banner2
  • Banner4

Mônica Monteiro Porto

capa

Um pouco sobre a história de Mônica Monteiro: uma mulher que inspira elegância com leveza.

Mônica Monteiro Porto tem 48 anos, é advogada, professora e empreendedora.

Mineira nascida em Belo Horizonte, ela veio com os pais e os dois irmãos para São José dos Campos quando tinha 14 anos. Sua família se estabeleceu na cidade e foi em São José que conheceu o seu esposo. Após fazer a faculdade de Direito, abriu seu escritório de advocacia e começou a atuar na área.

Embora sempre quisesse ser advogada, a moda sempre esteve no seu radar e por isso, aos 18 anos fez um curso de modelo na Cia Paulista de Moda, agência do Reginaldo Fonseca. "Se hoje toda menina quer ser influencer, naquela época todo mundo queria ser modelo!" – ressaltou, Mônica.

Desde então, Mônica sempre acompanhou o que acontece no Mundo da Moda. Inclusive, ela ressalta que o estilo dela vem desde criança, que sempre gostou de se arrumar e a vida toda chamou a atenção pelo modo fashion de se vestir. Ela ainda ressalta: -"Nunca tive medo de ousar (errar no look faz parte). Sempre gostei de me destacar".

Passados mais de 20 anos advogando e com mestrado em Direito, ela nos conta que decidiu realizar um outro sonho que foi abrir sua boutique: a NAMÔ.

Com suas diferentes atuações, Mônica conta que conciliar tudo isso é um desafio diário e muitas vezes angustiante.

- "Tem dias que a ansiedade bate e a gente acha que não vai dar conta de nada. Mas é neste momento que paro, coloco a cabeça no lugar, me organizo e começo a executar as tarefas, uma a uma. Sempre com o pensamento de que sou humana e que se eu não conseguir executar todas as tarefas do dia, se alguma ficar para a amanhã, está tudo bem. O importante é que eu saiba que eu dei o meu melhor".

Contudo ela nos conta que para conciliar tudo (casa, família, advocacia, magistério e a Namô (entre outras coisas em que ela ainda faz), algumas atitudes são fundamentais:

Primeiro, a organização. Hoje ela anota tudo, agenda tudo e faz lista das tarefas do dia para não deixar nada importante para atrás.

Segundo, saber delegar. Hoje ela conta com a ajuda de muita gente: do marido, da família, do seu sócio no escritório, e das suas colaboradoras na Namô. Inclusive, nesse aspecto ela reforça sobre o quanto é importante se cercar de pessoas leais e reconhecer nelas as competências necessárias para a realização de tarefas diárias.

E por último, ela diz que é imprescindível amar o que faz.

"Quando você se realiza no que faz, fica muito mais fácil de conciliar os diversos papéis que nós, mulheres, temos na vida"- ressalta, Mônica.

Para conduzir a sua vida trilhando todos esses caminhos, Mônica menciona que alguns valores são essenciais para ela, mas, principalmente, lealdade e gratidão. Reforça que é uma pessoa leal à sua família, amigos e àqueles que colaboram e que de alguma forma participam da sua jornada. E é justamente por ser tão leal que procura se cercar de pessoas em quem possa confiar e compartilhar. Outro ponto que ela ressalta e que pratica diariamente é a gratidão. Ela consegue reconhecer o quanto Deus concede de benção para ela e as pessoas que Ele coloca em seu caminho. Se sente muito grata por todos os talentos que Deus a concedeu e busca fazer o seu melhor com todos eles. Ela entende que quanto mais ela é capaz de cuidar, mais Deus dá para ela. Para manter tudo isso caminhando, uma das coisas que ela não deixa de fazer é estudar e se esforçar para concretizar o que precisa.

Ao abordarmos o assunto sobre a mulher dentro de todos esses papéis que precisa desempenhar, perguntamos para Mônica qual seria a sua visão sobre o assunto e a mesma nos disse que para ela, a mulher tem conquistado o seu espaço, embora reconheça que ainda tenha muito para conquistar. Contudo ela ressalva que ainda assim, não se pode negar que já houve avanço em vários aspectos.

"Dá para acreditar que há 90 anos a gente não podia nem votar? Hoje nós estamos nos mais altos cargos, exercendo funções com competência". – ressaltou ela.

Diante de tantos papéis, é impossível não perceber que ela é uma referência para muitas mulheres da sua cidade e foi por isso que perguntamos para ela, se a mesma conseguia visualizar esse cenário.

Prontamente ela respondeu que sim. Percebeu essa influência quando começou a dar aula na Faculdade e muitas das suas alunas lhes diziam que se inspiravam nela (não só pelo look do dia), mas porque saiu do mesmo lugar que elas (da mesma Faculdade) e de como ela chegou aonde chegou. Também, outras mulheres mais maduras, se identificam com a sua capacidade de se reinventar, de realizar algo novo quando sabem que ela poderia ficar na zona de conforto.

Mônica ressalta que gosta muito de saber que pode inspirar mulheres a acreditarem em si mesmas, a se arrumarem, se sentirem poderosas, e principalmente, a se cuidarem. Ela sabe e percebe que ajudar as pessoas, compartilhando o conhecimento que possui é o seu propósito. Por isso, exerce com muita alegria e gratidão esse propósito seja na advocacia, no magistério, no empreendedorismo e na moda.

Sendo ela uma inspiração para muitas, perguntamos para Mônica quais mulheres a inspiram e ela nos respondeu que são muitas, mas que seria objetiva em suas menções.

Primeiramente citou a sua mãe, pela garra e força para vencer todas as dificuldades que a vida apresenta. Ressaltou que o pique que possui para trabalhar, com certeza é uma herança dela! Em segundo lugar e para a grande surpresa e alegria dessa colunista que vos escreve, Mônica diz: - Você, Sil Leão, me inspira no estilo e na simpatia. Seu sorriso abre portas.

Inclusive neste momento é impossível não abrir um parêntese para deixar registrada aqui a imensa alegria e honra que é saber algo assim.

Para finalizar essa entrevista cheia de emoções e muita inspiração, pedimos para Mônica que deixasse uma mensagem para as mulheres que irão conhecer um pouco mais sobre ela e a mesma finalizou com essas palavras:

"Não deixe ninguém estabelecer o que você é capaz ou não de fazer, aproveite as oportunidades. Nunca é tarde para realizar seus sonhos. Estude, corra atrás e realize com propósito".

É ou não é uma MULHER inspiradora?

  • Espacoverde