• rabane
  • tribe
  • Scent
  • Dez Scent 2
  • Dez Scent 3
  • Scentss1
  • Scentss2
  • New Scent 2
  • New Scent 3
  • New Scent 4
  • Drive Namorados Banner
  • Banner1
  • Banner2
  • Banner4

Tuane Riuto - Biografia ELAS

Livro-base37
Quem poderia imaginar que um simples tocar de telefone durante uma festa de casamento viraria a vida dela do avesso e a tornaria a mulher que ela é hoje. Naquele instante o coração gelou, o estomago revirou, e o corpo todo estremeceu. O telefone que tocava sempre quando ela estava ocupada, ou quando pisava fora de casa, agora não tocava mais e ela se via completa e absurdamente despreparada para viver em um mundo em que ele não existisse.
Dia 03 de dezembro de 2017, foi o dia em que o pai dela partiu, e ela renasceu, de uma forma que jamais pensou que aconteceria. Parece mórbido, mas, como sempre, seu pai lhe ensinou da forma mais inusitada possível que ela é capaz; e você caro leitor, vai entender o porquê esse foi o pior e ao mesmo tempo, um dos melhores dias da vida dessa mulher que em seus 30 anos de vida, tem bastante história pra contar.
O nome dela é Tuane, nasceu em Taubaté, interior de São Paulo, e atualmente empreender é sua maior paixão.
Quando criança se via em diversas profissões, mas se descobriu no mundo da recreação, quando ia para os acampamentos de verão e voltava encantada, não somente pela temporada que passava com as outras crianças, mas também com o trabalho de toda monitoria. E com seus 17 anos, fez seu primeiro processo seletivo, e iniciou a vida profissional, trabalhando com recreação infantil, em um acampamento no Sul de Minas Gerais.
O tempo passou e a recreação a ensinou a lidar com o público de forma geral. Sempre quando conta sobre essa experiência para as pessoas, Tuane abre um sorriso e os olhos transmitem uma imensa gratidão pelos 5 anos em que se permitiu viver dentro dessa profissão.
Como filha de professora, sempre foi muito cobrada, não somente pelas notas, mas para ter um bom desempenho, educação e sucesso acadêmico e profissional, então embarcou em sua primeira paixão universitária de fato: o Turismo e a Hospitalidade.
Foram ao todo 4 anos de muito aprendizado, descobertas, risadas e uma DP em gastronomia, que a diverte até agora. Hoje quando ela vai para cozinha, a família e os amigos riem, e sugerem comer fora. Sempre que ela fala sobre o assunto diz: "Temos que escolher nossas batalhas e está tudo bem!". Mulher de sorte, porque como ela mesma diz, o marido a conquistou pelo estômago e por seu francês impecável.
No decorrer de todos esses anos, Tuane aprendeu que ter medo é fundamental. Para ela, o medo é necessário e ela aprendeu a dosá-lo para que ele não a impeça de conquistar e almejar grandes coisas. Ela teve medo quando foi morar sozinha, quando trocou de emprego, quando viajou sozinha pela primeira vez, quando resolveu empreender, quando engravidou... Porém, perceba, ela teve medo sim, mas, mesmo com medo, ela seguiu.
Quando era pequena, costumava se inspirar em ícones de filmes, cresceu lendo os livros de Harry Potter que a ensinavam a ser forte; durante a adolescência, a série Friends a inspirava em valorizar as amizades que são de verdade; e a icônica Sexy and the City, que a ensinou a conquistar o seu espaço. As 6 temporadas pelas ruas de Manhattan (embora ela deixe claro que não seja a maior fã de NYC), mostraram a ela o quanto é possível se tornar uma mulher forte, independente, com objetivos próprios, e ao mesmo tempo, gostar de moda, sem ser uma pessoa vazia.
Mas quando falávamos em inspirações reais, ela fala de sua mãe com muito orgulho. Seria necessário um livro inteiro para descrever o olhar com que ela conta as histórias sobre a Dona Célia. Resumindo em poucas linhas, dona Célia se dedicou ao menos 5 anos de sua vida exclusivamente aos cuidados de seu marido e pai da Tuane, e o partir no sofá de casa, e o cachorro que estava há 12 anos na família, 6 meses depois, no colo dela. Ela perdeu pessoas incríveis, mas ela continuou ali. Ela é o maior exemplo da Tuane e agora segue sendo também o maior exemplo da pequena Fiorella, sua neta.
Ter a responsabilidade de uma vida em suas mãos não é fácil, criar a Fiorella é um desafio diário para Tuane porque é um aprendizado diferente a cada segundo, portanto a cada nova descoberta ela tenta ao máximo se fazer presente para não perder nada da vida de sua filha, ainda que, algumas vezes isso seja impossível. Tuane afirma que empreender também consiste em basicamente aprender a se equilibrar na corda bamba e fazer um belo malabarismo, da mesma forma que é com a criação dos filhos, um eterno recalcular rota.
"O empreendedor está sempre em movimento, é chamado de louco, algumas pessoas se inspiram e outras criticam."
Hoje, ela tem uma empresa em sua área de formação, trabalha com Turismo Educacional, e há aproximadamente 9 anos manda estudantes de diversas idades para vários países do mundo em busca de conhecimento e novas experiências. Há aproximadamente 5 anos abriu sua empresa e a decisão aconteceu no dia em que se despediu de seu pai; e ouviu de uma antiga chefe que ela era excelente, pois era sua máquina de fazer dinheiro. E naquele instante, uma lâmpada acendeu dentro dela, e foi o empurrão que faltava para nascer uma empreendedora. Com 26 anos, uma dor e uma saudade imensa no coração, e uma vontade absurda de fazer dar certo, surgiu a TravelMate Intercâmbio, em Taubaté.
Empreender, mais do que o Turismo, se tornou sua maior paixão, e sua equipe assim como agência segue em expansão. Além disso, Tuane teve a possibilidade de tirar do papel a tão sonhada empresa de estética, que foi desenhada com tanto carinho e que a fez voltar para o meio acadêmico, estudar, crescer e evoluir. Quando ela decidiu colocar a Posê em prática recebeu críticas imensas por não ser da área, mas ainda assim seguiu e só conseguiu porque teve ao lado pessoas que acreditaram em seu potencial, em especial seu marido e sua mãe que a apoiaram desde o início.
Por fim, ela acredita que aquele dia marcante em sua vida a tornou uma pessoa mais resiliente, e um pouco mais corajosa, mas acima de tudo, Tuane aprendeu duas coisas importantes: dias ruins precisam existir para que consigamos evoluir e, em especial, para achar a solução. Continue a nadar!

  • Espacoverde