A “doçura” na pele

thumbnail_image

 Glicação: processo que influencia muito no envelhecimento cutâneo, principalmente porque temos duas proteínas que são acometidas nesse processo de glicação os colágenos e as elastinas que podem causar rugas, flacidez e uma pele amarelada.

Glicação é um processo que envolve a glicose, que é uma molécula de açúcar acoplada a proteína, e sabendo que tanto colágeno como a elastina são proteínas, então todas as vezes que você tem um processo de alimentação com alto índice glicêmico, esses açucares aderem a essas proteínas e logo no início já começa ter o processo de glicação, enrijecimento dessas fibras e uma coloração amarronzada.

Para facilitar o nosso entendimento, vamos exemplificar:

Quando vamos fazer uma calda de pudim, aquele açúcar derretendo, virando como se fosse um chiclete a ponto de até enrijecer, isso acontece diretamente na nossa proteína, tanto no colágeno, quanto na elastina.

Como combater os efeitos do açúcar na pele?

Para deixar sua pele muito mais jovem, por muito mais tempo, você consegue quando tem uma rotina de cuidados da pele. O primeiro passo é o uso de antioxidantes, eles combatem e neutralizam os radicais livres gerados, principalmente, pela poluição.O bom é que alguns antioxidantes também tem o efeito antiglicante, e isso já vai ajudar muito nesse propósito, então é imprescindível o uso de um bom dermocosméticos.

E, com certeza, você teria que mudar seus hábitos alimentares, pois o processo de glicação está relacionado ao consumo de glicose.Então o uso de um bom dermocosmético e uma alimentação balanceado com pouca ingestão de açúcar é fundamental para combater a ação da glicação.

O ideal seria começar a usar os antiglicantes apartir dos 25 anos, agindo assim como preventivos da glicação. E se você já tem esse processo instalado, é possível sim reverter essa situação. Temos que nos atentar aos rótulos dos produtos, pois muitos ativos são utilizados como antiglicantes, o que quer dizer que todas as vezes que tivermos um alto índice glicêmico, o açúcar irá envolver a proteína de colágeno e de elastina, e usando um antiglicante esse açúcar não irá conseguir envolver totalmente essas proteínas, chamamos ação preventiva. Temos no mercado ,dermocosméticos específicos para REVERTER o processo de glicação, lembrando sempre que nos alimentos, os açucares em excesso começam a aderir as nossas fibras. Mas também temos a glicação avançada "AGES", que é o enrijecimento total da fibra, nesse caso o indicado é uso de desglicantese um tratamento especifico com um bom profissional de estética

Conheça alguns ativos antiglicantes que eu separei para vocês:

Deglysome- age diretamente na fibra de colágeno, age na matriz extra-celular e também é um bom preventivo;

Carnosina- antioxidante e também combate a luz azul;

Fermiskin- aumenta a elasticidade da pele madura

Curiosidade: Algumas marcas no mercado trabalham com ativos que consegue ter uma reversão da glicação em 20 anos


Simone Souto

Esteticista facial e corporal - graduanda de biomedicina  

  • Espacoverde