• Banner Lucas

ELAS - Renata Barbosa

capa

"A moda não leva desaforo para casa". Ou seja, o descuido de alguém consigo mesmo, sempre vai, no final das contas, delatá-lo. A empresária Renata Barbosa sempre lembra suas clientes dessa máxima. Dona da Lolla Concept, loja localizada em Guaratinguetá (SP), ela cuida com rigor de cada mulher que entra no seu estabelecimento. É que, para ela, beleza tem um significado mais profundo e tem a ver com cuidado e respeito por si mesmo e pelo outro.

"Procuro entender a vida, a profissão e a rotina de cada cliente. Assim, consigo indicar peças que tenham a ver com o seu momento. Isso aumenta minha assertividade e, por consequência, elas saem sempre satisfeitas", afirma Renata.
Mineira de Alfenas (MG), Renata é filha do pastor Joaquim Venâncio e de Maria, também mãe de Álvaro, de 8 anos de idade. Autêntica desde pequena, ela sempre se interessou por moda. Estava sempre muito bem arrumada, com vestidos belíssimos e tiaras diferentes. No entanto, entre seus 5 e 13 anos de idade, ao frequentar a igreja – muito rígida e severa com a doutrina – passou a usar apenas saia, cabelos longos e zero make.
"Eu levava escondido para a escola uma necessaire cheia de produtos de maquiagem. Como não podia sair de casa maquiada, me maquiava no caminho", confessa. "Depois, quando retornava da aula, tinha que tirar tudo para o meu pai não ver. Uma vez ele encontrou minha bolsinha e jogou tudo fora. Se fiquei com raiva? Jamais! Só estava planejando como faria para adquirir tudo novamente!".
Independente, a empresária começou a trabalhar muito cedo. Com 13 anos arrumou seu primeiro emprego como babá. Sua chefe, na época proprietária de uma boutique, ofereceu a Renata a oportunidade de tocar uma de suas lojas prestes a inaugurar. Para isso, iria até São Paulo comprar roupas. "Eu nunca tinha viajado, mas me familiarizei fácil com o trabalho. Inauguramos a loja e foi um sucesso. Trabalhei no comércio até meus 23 anos e, com 24, eu me mudei para Lorena (SP), onde inaugurei minha loja".
Lolla Concept foi aberta em 5 de dezembro de 2014, quatro meses depois do nascimento de Álvaro. "Deixei minha cidade natal para começar uma nova vida do zero em São Paulo. Não conhecia ninguém. Lembro de ter ficado assustada com o estilo das mulheres. Eu me arrumava para trabalhar e as pessoas me perguntavam se eu estava indo a alguma festa!", diverte-se ela que, até hoje, nunca sai de casa com qualquer peça de roupa.
"Amo me vestir bem, estar maquiada. Acredito que nossa vestimenta diz quem somos e revela o que queremos passar para o outro como informação. Aliás, sabe o que me faz feliz? Ver uma mulher que não acredita em si mesma ou está com baixa autoestima sair da minha loja se sentindo poderosa. Afinal, uma roupa nova e bonita faz muito bem para nós, né?", disse Renata.
A receita de sucesso, para a empresária, é foco, perseverança e fé. Ele não vem da noite para o dia e depende de ação. "Trabalho pesado. Às vezes, 12 horas por dia. E sou apaixonada pelo que faço. Alguns momentos me canso, claro. Mas não desisto!", diz ela que se esforça em se manter sempre atualizada sobre o assunto, lendo revistas de moda e fazendo cursos de estilo. "Amo revistas, as devoro. E, hoje em dia, com um clique você consegue ver pessoas muito parecidas com você no estilo – inclusive, do outro lado do mundo – e se inspirar. Então, estou sempre me atualizando para trazer o que há de melhor para a loja".
Sobre o futuro, Renata faz mistério. "Vem surpresa aí, mas, ainda não posso dizer", afirma. Tudo indica que será uma novidade das boas. Já que um dos conhecimentos que seu pai lhe transmitiu é que "somos filhos do dono do ouro e da prata. Por que não vamos sonhar grande? Então, podemos tudo. Só ter fé". Vamos ansiosamente aguardar.

  • Espacoverde