• Banner Lucas

ELAS - Ana Paula Cabral Vilela

capa
Coragem e persistência. Assim podemos definir Ana Paula Cabral Vilela. Natural de Guaratinguetá (SP), é dela a Dolce Luxo, loja de roupas que possui três unidades: duas em Guará e uma em Aparecida (SP), além do e-commerce. Todos os endereços (virtual e físicos) são destinos certos de quem gosta de acompanhar as tendências de moda e procura estilo e personalidade.
O bom gosto da vitrine reflete o olhar cuidadoso da empresária, que escolhe a dedo as marcas com que trabalha: são sapatos, bolsas e acessórios da Melissa, Santa Lolla, Schutz e Carrano, além de peças de roupa da Lança Perfume. A loja de Aparecida conta ainda com a exclusividade da marca Arezzo.
"Sempre gostei da área de vendas. A loja é um reflexo disso", conta ela que descobriu seu dom ajudando sua mãe e seus dois irmãos menores, vendendo salgados na rua. "Fiz isso até meus 14 anos. Na escola, alguns me chamavam até de coxinha".
Aos 15, Ana arrumou seu primeiro emprego em uma loja na feira de Aparecida. Foi seu primeiro contato com a moda. "Comecei vendendo sapatos. Foi um grande aprendizado. A loja existe até hoje", diz. Com 17 anos, Ana Paula, no ensino médio, saia da escola e ia direto para o serviço. "Nessa época entrei na Casa da Fazenda, uma loja que vende de tudo: de produto agropecuário a bicicleta. Fiquei dois anos por lá e, em paralelo, comecei a vender bijuteria".
A empresária passou ainda por um banco especializado em empréstimos consignados. Lá, ela ficou por outros dois anos, até que sentiu que era hora de investir em algo próprio. Apaixonada por moda, entendeu que esse era o caminho.
"Nesse mesmo período eu tinha uma sacoleira de prata e, com o dinheiro das vendas, comprei meu primeiro carro e passei a comercializar roupas. Eu ia até São Paulo, buscava as peças e trazia para a região. Conheci, inclusive, uma marca de sapatilhas chamada CK e passei a vendê-la", conta.
Mais adiante, imersa no seu ramo de negócios, focada em encontrar peças de qualidade para suas clientes, Ana Paula conheceu a Dolce Store, uma marca de Catanduva, município no interior de São Paulo, voltada para a confecção de calçados, bolsas e cintos, e começou a encomendar sapatos. Foi ela que inspirou o nome de sua própria marca, a Dolce Luxo.
Em 2016, a empresária abriu seu primeiro ponto físico. "Era uma loja pequenininha, simples. Na época eu conhecia poucas marcas, não sabia o que era Schutz ou Arezzo. Até que comecei a entender o processo de criação das peças. Foi um divisor de águas. Essas são algumas das marcas que trabalho até hoje", diz.
O sucesso da primeira loja foi tão grande com marcas e peças de qualidade ímpar que, em oito meses, Ana sentiu a necessidade de migrar para um ponto maior.

Sucesso
Se antes vendia de porta em porta, hoje, de olho na tecnologia, Ana Paula faz bom uso das redes sociais para impulsionar suas vendas. "Durante a pandemia, nossas vendas foram direcionadas totalmente on-line. O Instagram ajudou muito a loja a crescer. Fizemos muitas lives e convidamos vários influenciadores".
No dia a dia, Ana, que vive com seu parceiro, Renato Araújo, há dez anos e é mãe da pequena Maria Eduarda, de três anos de idade, se divide entre a vida profissional e pessoal. O segredo do sucesso? Para Ana: produtos de qualidade, atendimento com excelência, além de muita determinação e força de vontade, virtudes que ela tem de sobra.

  • Espacoverde